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36º Encontro de


Debates sobre o


Ensino de Química

"Novas e antigas práticas encontrando-se com a


comunidade e sua criatividade em Educação Química"



​
14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS

Estrutura do Evento e Atividades

Mini Curso 11- QUÍMICA COSMÉTICA E ESTÉTICA: UMA SITUAÇÃO DE ESTUDO

​A ciência vem demonstrando avanços muitos significativos com relação aos produtos de beleza, chamados de cosméticos, aos quais são usados para revitalizar a beleza feminina e masculina. Na pré-história, com a arte rupestre, já eram utilizados corantes para os desenhos corporais e tatuagens. Logo após, no período da história antiga temos um grande símbolo para o desenvolvimento da ciência dos cosméticos, a rainha Cleópatra, que possuía conhecimentos sobre as substâncias que continham em seus produtos, ou seja, o uso não se tratava apenas de vaidade

[1]

. O conceito de beleza sofreu transformações ao longo de milhares de anos, estruturando o perfil estético atual, sendo assim, a cultura torna-se agente potencializador para um mercado crescente dos cosméticos. O minicurso visa proporcionar um ambiente de aprendizagem e conhecimento, promovendo a percepção de como a química cosmética e estética está presente em nosso cotidiano, diferenciando estética de embelezamento/vaidade e estética para a saúde, além de conscientizar e proporcionar um espaço de discussão e análise dos processos e compostos químicos envolvidos nessa ciência, buscando fazer a relação entre os produtos industrializados e o produtos que conseguimos naturalmente, verificando a sua eficácia na aplicação e os resultados obtidos. Além da temática proporcionar a interdisciplinaridade entre os diferentes componentes curriculares (química, biologia, história, geografia, artes, língua portuguesa e literatura), permite também uma melhor compreensão dos conceitos/conteúdos trabalhados. Diante disso, os participantes perceberão que a química estética não se remete apenas ao embelezamento, mas também para uma melhor qualidade de vida, a fim de sentir-se bem consigo, além de saber diferenciar os tipos de produtos para cada necessidade.


[1] SARTORI, L. R.; LOPES, N. P.; GUARATINI, T. A química no cuidado da pele. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010. 92p. (Coleção Química no cotidiano, v. 5)
 
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