36º EDEQ

  • Início
  • Contato
  • Sobre o 36º EDEQ
  • Programação e Anais
    • Anais
  • Estrutura do Evento e Atividades
    • Pré Encontros do EDEQ
    • Seção de Pôsteres
    • Apresentação ORAL
    • Rodas Vivas
    • Temas em Debate
    • Mini Cursos
    • Seções de Autógrafos e Publicações
    • Editoras e Livrarias
  • Inscrição e Submissão
    • Inscrição e Pagamento
    • Submissão e Modelos dos Trabalhos (Templates)
  • Apoiadores
  • Mapa do Evento
    • Ensalamento e Locais das Atividades
  • Alimentação e Hospedagem
  • Organização e Comissão Científica
  • Início
  • Contato
  • Sobre o 36º EDEQ
  • Programação e Anais
    • Anais
  • Estrutura do Evento e Atividades
    • Pré Encontros do EDEQ
    • Seção de Pôsteres
    • Apresentação ORAL
    • Rodas Vivas
    • Temas em Debate
    • Mini Cursos
    • Seções de Autógrafos e Publicações
    • Editoras e Livrarias
  • Inscrição e Submissão
    • Inscrição e Pagamento
    • Submissão e Modelos dos Trabalhos (Templates)
  • Apoiadores
  • Mapa do Evento
    • Ensalamento e Locais das Atividades
  • Alimentação e Hospedagem
  • Organização e Comissão Científica

36º Encontro de


Debates sobre o


Ensino de Química

"Novas e antigas práticas encontrando-se com a


comunidade e sua criatividade em Educação Química"





​14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS

Inscrição, Pagamento e Submissão

​Submissão de trabalhos no 36º EDEQ

As datas limite de submissão de trabalho foram PRORROGADAS!!

Estão abertas as submissões dos Trabalhos Completos, Resumos, Minicursos e Temas em Debate até
​o dia
15 de agosto de 2016.

Solicitamos que todas as informações abaixo sejam lidas completa e atentamente. ​

Problemas ou dúvidas com a submissão de trabalhos:     submissao@edeq.com.br

Ao final desta página você poderá clicar no botão "Submeter trabalho".
Orientações Gerais para a construção e submissão de trabalhos
O 36º EDEQ aceitará trabalhos nas modalidades descritas abaixo. 

As áreas temáticas do evento são:
 
  • Currículo
  • Criação, criatividade e propostas didáticas
  • Avaliação
  • Educação Ambiental
  • Ensino
  • Aprendizagem
  • Saberes e Cultura
  • Inclusão
  • Espaços Não-Formais
  • Experimentação
  • Formação de Professores
  • História e Filosofia da Ciência
  • Linguagem e Cognição
  • Materiais Didáticos
  • Programas de Início à Docência e Relatos de Sala de Aula
  • Tecnologia da Informação e Comunicação

Cada área temática poderá ser desenvolvida em uma modalidade de submissão específica.

Será permitido a submissão de apenas um trabalho como primeiro autor para cada modalidade (ex. uma mesma pessoa pode submeter, como primeiro autor, no máximo um trabalho completo, um resumo, um minicurso ou propor um Tema em Debate).

Não há limite para trabalhos em coautoria.

As modalidades de submissão no 36º EDEQ são:
  • Trabalhos Completos, para apresentação na modalidade oral
Contemplando trabalhos com característica de relato, pesquisa teórica ou pesquisa aplicada, o espaço de apresentação oral de trabalhos busca socializar as ações investigativas realizadas no campo da Educação Química, ao mesmo tempo em que coloca tais pesquisas em debate pela comunidade.
Cada trabalho deverá seguir o template do evento, disponibilizado abaixo, e possuir uma extensão mínima de 5 páginas e máxima de 8 páginas.
Os trabalhos aprovados nesta modalidade serão apresentados oralmente em seção de até 15 minutos por trabalho, havendo mais 5 minutos para conversas e questionamentos.
 Imagem

Para baixar o modelo (template), clique no link ao lado

template_trabalho_completo.doc
File Size: 368 kb
File Type: doc
Download File

  • Resumos, para apresentação na modalidade de pôster
A seção de posteres busca socializar com a comunidade as ações investigativas que ainda estejam em andamento, de modo que as conversas traçadas possam colaborar com os desdobramentos e avanços das pesquisas. No 36º EDEQ, a seção de posteres ocorrerá em um momento específico da programação, no qual um dos autores do trabalho deverá estar presente para conversar e apresentar sua pesquisa à comunidade. Ainda, pensando na visibilidade das investigações, ao longo da programação os posteres deverão permanecer expostos para que a comunidade circule entre eles e possa, assim, eleger aqueles que gostaria de conversar com os autores durante a seção de posteres.

Cada resumo deverá seguir estritamente o template do evento, disponibilizado no link abaixo. Trabalhos fora do padrão serão desconsiderados.

Os resumos aprovados deverão ser apresentados na modalidade de pôster impresso, cujas dimensões são 1 m x 90 cm.
 Imagem

Para baixar o modelo (template), clique no link ao lado

template_resumo.doc
File Size: 225 kb
File Type: doc
Download File

  • Proposta de Temas em Debate
A comunidade poderá submeter previamente, por meio da plataforma digital, propostas de temas para debate relacionados à temática do evento. Estes se caracterizam como um espaço para apresentação de ideias e discussão entre propositores e demais participantes.

Para a submissão de um Tema em Debate deverão ser elaborados  três textos, de três pesquisadores (ou grupo pequeno de pesquisadores) diferentes, os quais constituirão uma proposta de um tema em debate. Essas propostas serão avaliadas pela comissão organizadora.

O arquivo (único)  no qual cada proposta de Tema em Debate deverá ser submetida terá de conter a identificação de cada um dos três textos que o compõe e de cada autor, conforme indicado no template (disponibilizado abaixo). A extensão mínima da proposta de tema em debate é de 15 páginas e a máxima de 24 páginas.

Cada proposta de Tema em Debate deverá ser submetida apenas por um dos autores, seguindo o template do evento, disponibilizado no link abaixo. Trabalhos fora do padrão serão desconsiderados.

Os Temas em Debates aprovados serão integrados na programação do evento, tendo seus propositores o tempo de 1 hora e 15 minutos para realizar as apresentações dos textos, discussões e abertura de perguntas ao público. Cada Tema em Debate terá um mediador, integrante da comissão de organização, para auxiliar em seu desenvolvimento.

Em caso de haver Temas em Debates aprovados, mas cuja estrutura física do evento não os comporte (por qualquer motivo, reservado à comissão organizadora definir), os textos que os compõem poderão ser encaminhados para a apresentação na modalidade oral. Nestes casos, a comissão organizadora entrará em contato com os autores.
 Imagem

Para baixar o modelo (template), clique no link ao lado

template_tema_em_debate.doc
File Size: 441 kb
File Type: doc
Download File

  • Minicursos
Tradicionais nos EDEQs, os minicursos têm uma importante ação formativa. Eles se caracterizam como atividades de, em média, quatro horas de duração propostas pela comunidade da Educação Química e áreas correlatas oferecidas aos demais participantes. As proposições, realizadas via plataforma digital, passam pela análise da comissão organizadora, que pondera questões de viabilidade física, de tempo, de temática e pertinência ao evento, dentre outros elementos.
Contemplando temas que vão desde aspectos conceituais da química, questões pedagógicas em geral, elementos éticos ou centrados na organização de atividades e possibilidades didáticas, os minicursos marcam um espaço de diálogo e aprendizagem que a comunidade da Educação Química realiza para sua auto formação e formação coletiva.

As propostas de minicurso deverão seguir estritamente o template do evento, disponibilizado no link abaixo.

A carga-horária destinada aos minicursos será de 4 horas, divididas em dois blocos, conforme a programação do evento.

As propostas poderão contemplar atividades que necessitem de infraestruturas de laboratórios de química, de informática, salas de aula, espaços abertos ou outros.
 Imagem

Para baixar o modelo (template), clique no link ao lado

template_minicurso.doc
File Size: 233 kb
File Type: doc
Download File

Procedimento para Submissão de Trabalhos no 36º EDEQ
A submissão de trabalhos para o 36º EDEQ se dará única e exclusivamente por meio do portal de submissões.

Para acessá-lo, clique no botão "Submeter Trabalho" localizado ao final destas instruções.

Abaixo, apresentamos o passo-a-passo do processo de submissão.

Passo 1) 
Certifique-se de que seu trabalho (resumo, completo, tema em debate ou minicurso) segue os padrões estabelecidos pelo evento. Em caso de dúvidas, baixe os templates disponíveis acima.

Trabalhos que não sigam o padrão serão automaticamente recusados.

Passo 2)
Acesse o botão abaixo "Submeter Trabalho". Caso você ainda não esteja logado no portal, efetue seu login inserindo usuário e senha.

Passo 3)
Serão efetuadas quatro etapas para a submissão correta dos trabalhos. São elas: 
  • 1. INÍCIO
  • 2. TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO
  • 3. INCLUSÃO DE METADADOS
  • 4. CONFIRMAÇÃO
Em cada uma delas, leia atentamente as instruções da página.

Passo 4)
Após confirmado o envio do trabalho, você deverá aguardar contato por email a respeito da avaliação de seu trabalho.
Submeter trabalho
Site powered by Weebly. Managed by Hostgator Brasil Ltda