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36º Encontro de


Debates sobre o


Ensino de Química

"Novas e antigas práticas encontrando-se com a


comunidade e sua criatividade em Educação Química"



​
14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS

Estrutura do Evento e Atividades

Mini Curso 23- A construção de objetivos de aprendizagem no ensino de Química utilizando a Taxonomia de Bloom

Ao elaborarmos plano de aula temos que avaliar as seguintes questões:
-Quais os objetivos de aprendizagem envolvidos?
-Quantas atividades de ensino planejamos?
-Quais habilidades e tipo de aprendizagem estamos favorecendo?

O Planejamento de nossas atividades deve responder a estas questões. Por esta razão, este minicurso tem como finalidade, apresentar uma proposta para auxiliar professores na elaboração de objetivos de aprendizagem e na escolha de estratégias de ensino que permitam o alcance e a construção de uma aprendizagem significativa utilizando a Taxonomia de Bloom.
 O minicurso proposto será desenvolvido em três principais partes descritas a seguir:
1ª parte; Introdução teórica sobre a Taxonomia de Bloom e sua influência no processo de ensino e aprendizagem.
2a parte: Elaboração e Classificação de Objetivos de aprendizagem.
3a parte: Elencar estratégias didáticas para alcançar os objetivos de aprendizagem.
A Taxonomia de Bloom favorece o domínio cognitivo orientando na elaboração de objetivos de um processo de aprendizagem, no qual os estudantes adquirem novas habilidades e conhecimentos[1], através de um sistema de classificação de níveis e categorias organizadas de forma hierárquica indutiva que gera um novo conhecimento a partir de conceitos simples até os mais complexos.
As categorias da Taxonomia de Bloom para cada nível são nomeadas na forma de verbo para expressar o resultado esperado, além de fornecer verbos de ação que auxiliam a elaboração dos objetivos, tais como: 1.lembrar (reconhecer, definir e nomear); 2.entender (interpretar, exemplificar, resumir e classificar); 3.aplicar (implementar e executar.) 4.analisar (identificar, organizar e comparar) 5.avaliar (comprovar e formular hipóteses) e 6.criar (planejar e elaborar). No minicurso os verbos irão auxiliar os participantes na construção e análise de objetivos de um determinado conteúdo de química, os quais serão classificados de acordo com as categorias para identificar o tipo de aprendizagem favorecida (mecânica ou significativa).
Na última parte do minicurso propõe-se apresentar diferentes estratégias didáticas aplicando a Taxonomia de Bloom, tais como: jogos didáticos, estudos de caso, situações problema e atividades experimentais. Estas estratégias podem ser adaptadas pelo professor para abordar o conteúdo e percorrer os diferentes níveis de aprendizagem para alcançar uma aprendizagem significativa. Culminando o minicurso com uma reflexão sobre as perguntas iniciais e o trabalho desenvolvido.


[1]BLOOM, Benjamin Samuel; HASTINGS, Thomas; MADAUS, George. Evaluación del aprendizaje. 1. ed. Buenos Aires – Argentina: Troquel S. A, 1975.
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