36º EDEQ

  • Início
  • Contato
  • Sobre o 36º EDEQ
  • Programação e Anais
    • Anais
  • Estrutura do Evento e Atividades
    • Pré Encontros do EDEQ
    • Seção de Pôsteres
    • Apresentação ORAL
    • Rodas Vivas
    • Temas em Debate
    • Mini Cursos
    • Seções de Autógrafos e Publicações
    • Editoras e Livrarias
  • Inscrição e Submissão
    • Inscrição e Pagamento
    • Submissão e Modelos dos Trabalhos (Templates)
  • Apoiadores
  • Mapa do Evento
    • Ensalamento e Locais das Atividades
  • Alimentação e Hospedagem
  • Organização e Comissão Científica
  • Início
  • Contato
  • Sobre o 36º EDEQ
  • Programação e Anais
    • Anais
  • Estrutura do Evento e Atividades
    • Pré Encontros do EDEQ
    • Seção de Pôsteres
    • Apresentação ORAL
    • Rodas Vivas
    • Temas em Debate
    • Mini Cursos
    • Seções de Autógrafos e Publicações
    • Editoras e Livrarias
  • Inscrição e Submissão
    • Inscrição e Pagamento
    • Submissão e Modelos dos Trabalhos (Templates)
  • Apoiadores
  • Mapa do Evento
    • Ensalamento e Locais das Atividades
  • Alimentação e Hospedagem
  • Organização e Comissão Científica

36º Encontro de


Debates sobre o


Ensino de Química

"Novas e antigas práticas encontrando-se com a


comunidade e sua criatividade em Educação Química"



​
14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS

Estrutura do Evento e Atividades

Mini Curso 6 - A História da Ciência no Ensino de Química: de olho nos textos de consulta

​​A História da Ciência (HC) vem ocupando cada vez mais um lugar importante em propostas para o Ensino de Química e também nos documentos oficiais que abordam o Ensino de Ciências e Química. Apesar da relevância que a área da HC vem adquirindo no Ensino ainda temos problemas muito sérios relativamente à formação deficiente dos futuros professores, a incipiente produção bibliográfica relacionando o Ensino de Ciências e a HC e quando se trata do tema HC temos de destacar a péssima qualidade dos materiais didáticos também das  fontes usuais de consulta para professores e alunos. Considerando esses aspectos nesse curso procuraremos abordar algumas questões historiográficas para discussão da História da Ciência presente em materiais didáticos e fontes virtuais normalmente utilizadas por professores e alunos quando buscam os conhecimentos de História da Química. Abordaremos aspectos que auxiliem o professor a selecionar melhor os textos de História da Química para sua formação e também para a construção de Propostas Pedagógicas. A contextualização histórica para o ensino de química será discutida utilizando episódios da história do átomo, história da espectroscopia e história da radioatividade, apontando questões conceituais, erros históricos e anacronimos nos textos didáticos e fontes virtuais de consulta.
Site powered by Weebly. Managed by Hostgator Brasil Ltda