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36º Encontro de


Debates sobre o


Ensino de Química

"Novas e antigas práticas encontrando-se com a


comunidade e sua criatividade em Educação Química"



​
14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS

Estrutura do Evento e Atividades

Mini Curso 7 - Experimentação problematizadora - na perspectiva de Paulo Freire

​Atividades experimentais que não proporcionam momentos de reflexão para os estudantes e não inserem esses em momentos de resolução de problemas e em formação de conceitos, pouco contribuem para a aprendizagem de Ciências. Além disso, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica[1] a experimentação deve apresentar função pedagógica diferenciada daquela experiência conduzida pelo cientista, com pré e pós laboratório visando a formação de conceitos e, ainda, situações que desenvolvam habilidades cognitivas. Desta forma, o objetivo do minicurso é inserir os participantes em reflexão sobre as potencialidades da experimentação problematizadora no ensino de Química. O minicurso irá utilizar a experimentação como uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades, visando à resolução de problemas complexos e à tomada de decisões, fundamentando-se na pedagogia de Paulo Freire. Segundo Paulo Freire[2], uma educação problematizadora possibilita a aquisição, por parte dos educandos, de recursos para a leitura da realidade. Para tanto, inicialmente, será apontado um breve levantamento de pesquisas que ressaltam a ocorrência do declínio da motivação para aprender Ciências ao longo do processo de escolarização[3]. Posteriormente, será apresentada uma proposta de atividade, com a participação ativa dos integrantes do minicurso, que apropria da experimentação problematizadora como estratégia para a Educação em Ciências. A proposta de atividade articula diferentes áreas do conhecimento, como a química, a física, a biologia, a bioética e o direito civil; insere os participantes na resolução de um problema, baseado na concessão de direitos do Código Civil Brasileiro; e, por fim, possibilita a formação de conceitos específicos de Ciências[4]. Será apresentado um texto introdutório, o qual representa uma situação fictícia de sucessão de direitos (ver em SOUZA et al., 2015)3, posteriormente, os participantes serão conduzidos a realizarem um experimento sobre densidade. O experimento se baseia no cálculo da densidade da água e de um pequeno boneco (suposto bebê, proposto no texto motivador - ver em Souza et al. 2015)3. Assim, o minicurso proporcionará um entendimento, ainda que inicial e provisório, sobre questões mais profundas sobre o ensino de Ciências, que extrapolam conceitos abstratos – questões que, como diria Paulo Freire, provocam os sujeitos a dialogarem e a construírem novas visões de mundo. Por fim, os participantes poderão perceber que a construção de conceitos pode ser alcançada a partir da experimentação, não como ferramenta, mas como estratégia potencial e necessária para o ensino da Química.


[1]BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, DF: MEC, SEB, DICEI, 2013.
 

[2] FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

[3]CACHAPUZ, A.;GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino de ciências. 3ª Ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. p. 264

[4]SOUZA, P.V.T.; SILVA, M.D.; AMAURO, N.Q.; MORI, R.C.; MOREIRA, P.F.S.D. Densidade: uma proposta de aula investigativa. Química Nova na Escola, v. 37, n. 2, p. 120-124, 2015.
 
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