36º Encontro de
|
"Novas e antigas práticas encontrando-se com a
comunidade e sua criatividade em Educação Química" 14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS |
Estrutura do Evento e Atividades
Mini Curso 10- Desenvolvimento de Atividades Lúdicas para o Ensino de Química
O minicurso “Desenvolvimento de Atividades Lúdicas para o Ensino de Química” assume como pressuposto que o uso de metodologias e materiais didáticos que trazem o lúdico para o ensino de Química atendem às expectativas dos alunos em relação a aulas mais dinâmicas,além de favorecer as interações no ambiente escolar e o envolvimento dos alunos, tanto nas atividades individuais como no trabalho em equipe. Propiciar o meio para que o aluno potencialize o seuraciocínio, a reflexão e consequentemente a construção do seu conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor. Além disso, desenvolve as habilidades necessárias àspráticas educacionais da atualidade e oportunizam a identificação de dúvidas conceituais, momentos para sanar essas dúvidas e levantar novos questionamentos. Serão desenvolvidas várias atividades lúdicas, incluindo jogos adaptados para diferentes conteúdos químicos e experimentos que divertem enquanto contribuem para aprendizagens significativas. Pretende-se que ao final do minicurso os participantes tenham construído um conjunto de atividades que possam adequar às suas realidades e sintam-se encorajados a continuar criando outras propostas, é também uma oportunidade de iniciarmos uma rede de interessados no tema para contínuas trocas de experiências.Fundamentam a proposta nossas experiências profissionais, entre estas algumas publicizadas (ZANOTTA, et al, 2015; ZANOTTA, 2009; ZANOTTA e ROCHA, 2007; FREITAS, et al, 2015); o retorno manifesto dos alunos participantes das diversas atividades, e, o diálogo teórico com autores que discutem a temática (CRUTE, 2000;GRANATH e RUSSELL, 1999; FOCETOLA, 2012; CUNHA, 2012; SOARES et al., 2003; SOARES, 2004; ZANON et al, 2008).[1]
[1]CRUTE, T. D. Classroom nomenclature games – Bingo. Journal of Chemical Education, v. 77, n. 4, april 2000.
GRANATH, P. L. & RUSSELL, J. V. Using games to teach chemistry. 1. The old prof. Card game. Journal of Chemical Education, v. 76, n. 4, april 1999.
FOCETOLA, P. B. M. et al. Os Jogos Educacionais de Cartas como Estratégia de Ensino em Química. Química Nova na Escola, v. 34, n.4, p. 248-255, novembro 2012.
CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, maio 2012.
SOARES, M. H. F. B. et al. Proposta de um jogo didática para ensinar o conceito de equilíbrio químico.Química Nova na Escola, v. 18, p. 13-17, novembro 2003.
SOARES, M. H. F. B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. 2004. 195 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2004.
FREITAS, K.S.M.; VANZIN, D.C.C.; GOUVEA, C.P.; MARTINS, B.B.; VIEIRA, J.G.. Quimoficinas: encontros educativs com a Química. Semex em Resumos. Bento Gonçalves, n. 3, nov. 2015.
ZANON, D. A. et al. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição,v. 13, n. 1, p. 72-81, 2008.
ZANOTTA, P. A.; VANZIN, D. C. C.; GALIAZZI, M. C.; LIMA, C. A.. Uso de atividades lúdicas para trabalhar conceitos de Funções Inorgânicas e Orgânicas. In: 35º Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química - Da Universidade à Sala de Aula: Os caminhos do Educador em Química, 2015, Porto Alegre. Anais do 35° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química: da universidade à sala de aula: os caminhos do educador em Química. Lajeado: Univates, 2015. p. 773-779.
ZANOTTA, P. A.. O uso de Jogos Didáticos nas Aulas de Química do Ensino Médio. In: VII Encontro Sobre Investigação na Escola, 2007, Porto Alegre. VII Encontro Sobre Investigação na Escola, 2007.
ZANOTTA, P. A.; Rocha, C.R. . O emprego de Jogos Educativos Livres no Apoio ao Ensino de Química e Outras Disciplinas do Ensino Médio. In: 8 Fórum Internacional de Software Livre, 2007, Porto Alegre. 8 Fórum Internacional de Software Livre, 2007.
[1]CRUTE, T. D. Classroom nomenclature games – Bingo. Journal of Chemical Education, v. 77, n. 4, april 2000.
GRANATH, P. L. & RUSSELL, J. V. Using games to teach chemistry. 1. The old prof. Card game. Journal of Chemical Education, v. 76, n. 4, april 1999.
FOCETOLA, P. B. M. et al. Os Jogos Educacionais de Cartas como Estratégia de Ensino em Química. Química Nova na Escola, v. 34, n.4, p. 248-255, novembro 2012.
CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, maio 2012.
SOARES, M. H. F. B. et al. Proposta de um jogo didática para ensinar o conceito de equilíbrio químico.Química Nova na Escola, v. 18, p. 13-17, novembro 2003.
SOARES, M. H. F. B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. 2004. 195 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2004.
FREITAS, K.S.M.; VANZIN, D.C.C.; GOUVEA, C.P.; MARTINS, B.B.; VIEIRA, J.G.. Quimoficinas: encontros educativs com a Química. Semex em Resumos. Bento Gonçalves, n. 3, nov. 2015.
ZANON, D. A. et al. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição,v. 13, n. 1, p. 72-81, 2008.
ZANOTTA, P. A.; VANZIN, D. C. C.; GALIAZZI, M. C.; LIMA, C. A.. Uso de atividades lúdicas para trabalhar conceitos de Funções Inorgânicas e Orgânicas. In: 35º Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química - Da Universidade à Sala de Aula: Os caminhos do Educador em Química, 2015, Porto Alegre. Anais do 35° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química: da universidade à sala de aula: os caminhos do educador em Química. Lajeado: Univates, 2015. p. 773-779.
ZANOTTA, P. A.. O uso de Jogos Didáticos nas Aulas de Química do Ensino Médio. In: VII Encontro Sobre Investigação na Escola, 2007, Porto Alegre. VII Encontro Sobre Investigação na Escola, 2007.
ZANOTTA, P. A.; Rocha, C.R. . O emprego de Jogos Educativos Livres no Apoio ao Ensino de Química e Outras Disciplinas do Ensino Médio. In: 8 Fórum Internacional de Software Livre, 2007, Porto Alegre. 8 Fórum Internacional de Software Livre, 2007.