36º EDEQ

  • Início
  • Contato
  • Sobre o 36º EDEQ
  • Programação e Anais
    • Anais
  • Estrutura do Evento e Atividades
    • Pré Encontros do EDEQ
    • Seção de Pôsteres
    • Apresentação ORAL
    • Rodas Vivas
    • Temas em Debate
    • Mini Cursos
    • Seções de Autógrafos e Publicações
    • Editoras e Livrarias
  • Inscrição e Submissão
    • Inscrição e Pagamento
    • Submissão e Modelos dos Trabalhos (Templates)
  • Apoiadores
  • Mapa do Evento
    • Ensalamento e Locais das Atividades
  • Alimentação e Hospedagem
  • Organização e Comissão Científica
  • Início
  • Contato
  • Sobre o 36º EDEQ
  • Programação e Anais
    • Anais
  • Estrutura do Evento e Atividades
    • Pré Encontros do EDEQ
    • Seção de Pôsteres
    • Apresentação ORAL
    • Rodas Vivas
    • Temas em Debate
    • Mini Cursos
    • Seções de Autógrafos e Publicações
    • Editoras e Livrarias
  • Inscrição e Submissão
    • Inscrição e Pagamento
    • Submissão e Modelos dos Trabalhos (Templates)
  • Apoiadores
  • Mapa do Evento
    • Ensalamento e Locais das Atividades
  • Alimentação e Hospedagem
  • Organização e Comissão Científica

36º Encontro de


Debates sobre o


Ensino de Química

"Novas e antigas práticas encontrando-se com a


comunidade e sua criatividade em Educação Química"



​
14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS

Estrutura do Evento e Atividades

Mini Cursos

Tradicionais nos EDEQs, os minicursos têm uma importante ação formativa. Eles se caracterizam como atividades de quatro horas de duração propostas pela comunidade da Educação Química e áreas correlatas oferecidas aos demais participantes. As proposições, realizadas via plataforma digital, passam pela análise da comissão organizadora, que pondera questões de viabilidade física, de tempo, de temática e pertinência ao evento, dentre outros elementos.
Contemplando temas que vão desde aspectos conceituais da química, questões pedagógicas em geral, elementos éticos ou centrados na organização de atividades e possibilidades didáticas, os minicursos marcam um espaço de diálogo e aprendizagem que a comunidade da Educação Química realiza para sua auto formação e formação coletiva. Eles podem contemplar atividades que necessitem de infraestruturas de laboratórios de química, de informática, salas de aula ou espaços abertos

Minicursos Aprovados

Inscrição em Minicurso - Encerrada
Abaixo segue a lista de minicursos aprovados. O número máximo de inscritos em cada minicurso está indicado no formulário de inscrição. Caso algum minicurso supere o limite de inscritos, aqueles que se inscreveram após o atingimento desse limite receberão e-mail da coordenação com a orientação de seleção de outro minicurso.

Cada participante somente poderá se inscrever em 1 (um) minicurso. Todos eles ocorrerão concomitantemente na tarde do dia 14/10, das 13h e 30min às 18h.

Minicursos Oferecidos
1- Objetos educacionais digitais para o ensino de química: Exemplos de boas práticas
Proponente(s): MARCELO LEANDRO EICHLER, Tatiana Zarichta Nichele Eichler
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
​
2- A Química para crianças: entre o experimental e o psiquismo
Proponente(s): Aldo Sena de Oliveira, Ana Carolina Araujo da Silva, Eduarda Giese
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


3- Tratamento de Água em Sala de Aula: Uma proposta didática.
Proponente(s): Rildo Goulart Peres
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


4- Analisando parâmetros físico-químicos de amostras de corpos d'água como ferramenta didática para a abordagem da relação Química e Meio Ambiente.
Proponente(s): Alexandro Lima Gomes
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


5- Lapbook A Química da Vida: uma proposta didática mediada pela criatividade
Proponente(s): Maria da Graça Moraes Braga Martin, Sandra Maria Pepes do Vale, Assis Vieira Borges
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


6- A História da Ciência no Ensino de Química: de olho nos textos de consulta
Proponente(s): Cesar Lopes
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


7- Experimentação problematizadora - na perspectiva de Paulo Freire
Proponente(s): PAULO VITOR TEODORO DE SOUZA
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


8- Unidades de Aprendizagem no ensino de Química: Vivências de pesquisa em sala de aula
Proponente(s): Lorita Aparecida Veloso Galle, Fabiana Pauletti e Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


9- Mapa Conceitual no Ensino de Química: proposta didática para promover a aprendizagem significativa
Proponente(s): Camila Aparecida Tolentino Cicuto, Leandro Duso
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


10- Desenvolvimento de Atividades Lúdicas para o Ensino de Química
Proponente(s): Patrícia Anselmo Zanotta, Daniele Colembergue da Cunha Vanzin, Juliana Guerra Vieira, Karen Gularte Peres Mendes
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


11- QUÍMICA COSMÉTICA E ESTÉTICA: UMA SITUAÇÃO DE ESTUDO
Proponente(s): DENIS DA SILVA GARCIA, FERNANDA HART GARCIA, GABRIELA DO NASCIMENTO VIEIRA, JAÍNE SANTOS DE MOURA, LARISSA KRONBAUER KLUG, INGRID SOUZA BRIKALSKI
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


12- AUDIODESCRIÇÃO, UMA FERRAMENTA PEDAGOGICA INCLUSÃO NO ENSINO DE QUÍMICA.
Proponente(s): Silvia Janaina de Oliveira Pimentel, Maria Lúcia Tinoco Pacheco, Thalita Maciel Meleiro Barros
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


13- Uso pedagógico de Podcast para o Ensino de Química.
Proponente(s): Aline Bairros Soares e Cláudia Smaniotto Barin 
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


14-Ensino de Sustentabilidade a partir do cálculo de Pegada Ecológica e Pegada Hídrica: uma proposta pedagógica para o Ensino de Química.
Proponente(s): Nêmora Francine Backes
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


15- ChemSketch como ferramenta de ensino: uma proposta de minicurso
Proponente(s): Marcos Vinícios Ferreira, Daniane Machado, Vanessa Siqueira, Mara Jappe Goi, Ricardo Ellensohn
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


16- Princess – A beleza do conhecimento da química capilar, mitos e verdades
Proponente(s): Aniele Furtado Prestes
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


17- “Esverdeando a química”: Conceitos, aplicações e avanços rumo à Química Sustentável
Proponente(s): Beatriz Muller Vieira, Renata Azevedo Balaguez, Diego da Silva Alves, Eder João Lenardão
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


18- Criação de vídeo-aulas para o ensino de Química utilizando recursos gratuitos
Proponente(s): Márcio Marques Martins, Daniéli de Cássia Freitas Vasques, Ana Helena Carlos Brittes e Paula Costallat Cantão
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


19- A Teoria dos Sistemas de Atividade (TSA) e o contexto da prática dos professores de Química
Proponente(s): Belmayr Knopki Nery
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


20- A metacognição apoiando melhores aprendizados em química – estratégias e referências para pesquisa.
Proponente(s): Solange Wagner Locatelli
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


21- Construção de Recursos Alternativos ao Ensino de Química para alunos com Deficiência
Proponente(s): Amélia Rota Borges de Bastos
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


22- Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: os aparatos tecnológicos na mediação do conhecimento
Proponente(s): Ademar Antonio Lauxen, Ana Paula Härter Vaniel, Lairton Tres
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


23- A construção de objetivos de aprendizagem no ensino de Química utilizando a Taxonomia de Bloom.
Proponente(s): Jennifer Alejandra Suarez Silva, Mara Elisa Braibante
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


24- Práticas Interdisciplinares na promoção da leitura e da escrita a partir de livros paradidáticos: diálogos entre a Química e a Biologia em sala de aula.
Proponente(s): Anelise Grünfeld de Luca e Sandra Aparecida dos Santos
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


25- A quimioterapia do câncer: uma proposta ancorada no educar pela pesquisa no Pibid de Química da UFFS
Proponente(s): Jackson Luís Martins Cacciamani, Francieli Sal, Daniela Ferrandin Hansen, Aline Lopes Carvalho, Luana Marciele Morschheiser, Rosane Aparecida Bettin Baldissera, Miro Alfonso Klinger, Flávia Caroline Bedin.
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


26- Análise sensorial de alimentos no ensino de química do cotidiano – Técnicas e Práticas
Proponente(s): Ricardo Lemos Sainz, Gerônimo Goulart Reyes Barbosa, Veridiana Krolow Bosenbecker, Rodrigo do Nascimento Silva
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui


27- O uso de Jogos Lógicos de Tabuleiro para o ensino aprendizagem nas Ciências
Proponente(s):
Aline Guterres Ferreira
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui

28- Do rigor cartesiano disciplinar ao à indisciplinaridade feyerabendiana
Proponente(s):
 Attico Inácio Chassot
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
Site powered by Weebly. Managed by Hostgator Brasil Ltda