36º Encontro de
|
"Novas e antigas práticas encontrando-se com a
comunidade e sua criatividade em Educação Química" 14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS |
Estrutura do Evento e Atividades
Mini Cursos
Tradicionais nos EDEQs, os minicursos têm uma importante ação formativa. Eles se caracterizam como atividades de quatro horas de duração propostas pela comunidade da Educação Química e áreas correlatas oferecidas aos demais participantes. As proposições, realizadas via plataforma digital, passam pela análise da comissão organizadora, que pondera questões de viabilidade física, de tempo, de temática e pertinência ao evento, dentre outros elementos.
Contemplando temas que vão desde aspectos conceituais da química, questões pedagógicas em geral, elementos éticos ou centrados na organização de atividades e possibilidades didáticas, os minicursos marcam um espaço de diálogo e aprendizagem que a comunidade da Educação Química realiza para sua auto formação e formação coletiva. Eles podem contemplar atividades que necessitem de infraestruturas de laboratórios de química, de informática, salas de aula ou espaços abertos
Contemplando temas que vão desde aspectos conceituais da química, questões pedagógicas em geral, elementos éticos ou centrados na organização de atividades e possibilidades didáticas, os minicursos marcam um espaço de diálogo e aprendizagem que a comunidade da Educação Química realiza para sua auto formação e formação coletiva. Eles podem contemplar atividades que necessitem de infraestruturas de laboratórios de química, de informática, salas de aula ou espaços abertos
Minicursos Aprovados
Abaixo segue a lista de minicursos aprovados. O número máximo de inscritos em cada minicurso está indicado no formulário de inscrição. Caso algum minicurso supere o limite de inscritos, aqueles que se inscreveram após o atingimento desse limite receberão e-mail da coordenação com a orientação de seleção de outro minicurso.
Cada participante somente poderá se inscrever em 1 (um) minicurso. Todos eles ocorrerão concomitantemente na tarde do dia 14/10, das 13h e 30min às 18h.
Minicursos Oferecidos
1- Objetos educacionais digitais para o ensino de química: Exemplos de boas práticas
Proponente(s): MARCELO LEANDRO EICHLER, Tatiana Zarichta Nichele Eichler
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
2- A Química para crianças: entre o experimental e o psiquismo
Proponente(s): Aldo Sena de Oliveira, Ana Carolina Araujo da Silva, Eduarda Giese
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
3- Tratamento de Água em Sala de Aula: Uma proposta didática.
Proponente(s): Rildo Goulart Peres
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
4- Analisando parâmetros físico-químicos de amostras de corpos d'água como ferramenta didática para a abordagem da relação Química e Meio Ambiente.
Proponente(s): Alexandro Lima Gomes
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
5- Lapbook A Química da Vida: uma proposta didática mediada pela criatividade
Proponente(s): Maria da Graça Moraes Braga Martin, Sandra Maria Pepes do Vale, Assis Vieira Borges
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
6- A História da Ciência no Ensino de Química: de olho nos textos de consulta
Proponente(s): Cesar Lopes
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
7- Experimentação problematizadora - na perspectiva de Paulo Freire
Proponente(s): PAULO VITOR TEODORO DE SOUZA
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
8- Unidades de Aprendizagem no ensino de Química: Vivências de pesquisa em sala de aula
Proponente(s): Lorita Aparecida Veloso Galle, Fabiana Pauletti e Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
9- Mapa Conceitual no Ensino de Química: proposta didática para promover a aprendizagem significativa
Proponente(s): Camila Aparecida Tolentino Cicuto, Leandro Duso
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
10- Desenvolvimento de Atividades Lúdicas para o Ensino de Química
Proponente(s): Patrícia Anselmo Zanotta, Daniele Colembergue da Cunha Vanzin, Juliana Guerra Vieira, Karen Gularte Peres Mendes
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
11- QUÍMICA COSMÉTICA E ESTÉTICA: UMA SITUAÇÃO DE ESTUDO
Proponente(s): DENIS DA SILVA GARCIA, FERNANDA HART GARCIA, GABRIELA DO NASCIMENTO VIEIRA, JAÍNE SANTOS DE MOURA, LARISSA KRONBAUER KLUG, INGRID SOUZA BRIKALSKI
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
12- AUDIODESCRIÇÃO, UMA FERRAMENTA PEDAGOGICA INCLUSÃO NO ENSINO DE QUÍMICA.
Proponente(s): Silvia Janaina de Oliveira Pimentel, Maria Lúcia Tinoco Pacheco, Thalita Maciel Meleiro Barros
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
13- Uso pedagógico de Podcast para o Ensino de Química.
Proponente(s): Aline Bairros Soares e Cláudia Smaniotto Barin
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
14-Ensino de Sustentabilidade a partir do cálculo de Pegada Ecológica e Pegada Hídrica: uma proposta pedagógica para o Ensino de Química.
Proponente(s): Nêmora Francine Backes
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
15- ChemSketch como ferramenta de ensino: uma proposta de minicurso
Proponente(s): Marcos Vinícios Ferreira, Daniane Machado, Vanessa Siqueira, Mara Jappe Goi, Ricardo Ellensohn
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
16- Princess – A beleza do conhecimento da química capilar, mitos e verdades
Proponente(s): Aniele Furtado Prestes
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
17- “Esverdeando a química”: Conceitos, aplicações e avanços rumo à Química Sustentável
Proponente(s): Beatriz Muller Vieira, Renata Azevedo Balaguez, Diego da Silva Alves, Eder João Lenardão
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
18- Criação de vídeo-aulas para o ensino de Química utilizando recursos gratuitos
Proponente(s): Márcio Marques Martins, Daniéli de Cássia Freitas Vasques, Ana Helena Carlos Brittes e Paula Costallat Cantão
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
19- A Teoria dos Sistemas de Atividade (TSA) e o contexto da prática dos professores de Química
Proponente(s): Belmayr Knopki Nery
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
20- A metacognição apoiando melhores aprendizados em química – estratégias e referências para pesquisa.
Proponente(s): Solange Wagner Locatelli
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
21- Construção de Recursos Alternativos ao Ensino de Química para alunos com Deficiência
Proponente(s): Amélia Rota Borges de Bastos
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
22- Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: os aparatos tecnológicos na mediação do conhecimento
Proponente(s): Ademar Antonio Lauxen, Ana Paula Härter Vaniel, Lairton Tres
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
23- A construção de objetivos de aprendizagem no ensino de Química utilizando a Taxonomia de Bloom.
Proponente(s): Jennifer Alejandra Suarez Silva, Mara Elisa Braibante
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
24- Práticas Interdisciplinares na promoção da leitura e da escrita a partir de livros paradidáticos: diálogos entre a Química e a Biologia em sala de aula.
Proponente(s): Anelise Grünfeld de Luca e Sandra Aparecida dos Santos
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
25- A quimioterapia do câncer: uma proposta ancorada no educar pela pesquisa no Pibid de Química da UFFS
Proponente(s): Jackson Luís Martins Cacciamani, Francieli Sal, Daniela Ferrandin Hansen, Aline Lopes Carvalho, Luana Marciele Morschheiser, Rosane Aparecida Bettin Baldissera, Miro Alfonso Klinger, Flávia Caroline Bedin.
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
26- Análise sensorial de alimentos no ensino de química do cotidiano – Técnicas e Práticas
Proponente(s): Ricardo Lemos Sainz, Gerônimo Goulart Reyes Barbosa, Veridiana Krolow Bosenbecker, Rodrigo do Nascimento Silva
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
27- O uso de Jogos Lógicos de Tabuleiro para o ensino aprendizagem nas Ciências
Proponente(s): Aline Guterres Ferreira
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
28- Do rigor cartesiano disciplinar ao à indisciplinaridade feyerabendiana
Proponente(s): Attico Inácio Chassot
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
Cada participante somente poderá se inscrever em 1 (um) minicurso. Todos eles ocorrerão concomitantemente na tarde do dia 14/10, das 13h e 30min às 18h.
Minicursos Oferecidos
1- Objetos educacionais digitais para o ensino de química: Exemplos de boas práticas
Proponente(s): MARCELO LEANDRO EICHLER, Tatiana Zarichta Nichele Eichler
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
2- A Química para crianças: entre o experimental e o psiquismo
Proponente(s): Aldo Sena de Oliveira, Ana Carolina Araujo da Silva, Eduarda Giese
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
3- Tratamento de Água em Sala de Aula: Uma proposta didática.
Proponente(s): Rildo Goulart Peres
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
4- Analisando parâmetros físico-químicos de amostras de corpos d'água como ferramenta didática para a abordagem da relação Química e Meio Ambiente.
Proponente(s): Alexandro Lima Gomes
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
5- Lapbook A Química da Vida: uma proposta didática mediada pela criatividade
Proponente(s): Maria da Graça Moraes Braga Martin, Sandra Maria Pepes do Vale, Assis Vieira Borges
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
6- A História da Ciência no Ensino de Química: de olho nos textos de consulta
Proponente(s): Cesar Lopes
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
7- Experimentação problematizadora - na perspectiva de Paulo Freire
Proponente(s): PAULO VITOR TEODORO DE SOUZA
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
8- Unidades de Aprendizagem no ensino de Química: Vivências de pesquisa em sala de aula
Proponente(s): Lorita Aparecida Veloso Galle, Fabiana Pauletti e Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
9- Mapa Conceitual no Ensino de Química: proposta didática para promover a aprendizagem significativa
Proponente(s): Camila Aparecida Tolentino Cicuto, Leandro Duso
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
10- Desenvolvimento de Atividades Lúdicas para o Ensino de Química
Proponente(s): Patrícia Anselmo Zanotta, Daniele Colembergue da Cunha Vanzin, Juliana Guerra Vieira, Karen Gularte Peres Mendes
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
11- QUÍMICA COSMÉTICA E ESTÉTICA: UMA SITUAÇÃO DE ESTUDO
Proponente(s): DENIS DA SILVA GARCIA, FERNANDA HART GARCIA, GABRIELA DO NASCIMENTO VIEIRA, JAÍNE SANTOS DE MOURA, LARISSA KRONBAUER KLUG, INGRID SOUZA BRIKALSKI
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
12- AUDIODESCRIÇÃO, UMA FERRAMENTA PEDAGOGICA INCLUSÃO NO ENSINO DE QUÍMICA.
Proponente(s): Silvia Janaina de Oliveira Pimentel, Maria Lúcia Tinoco Pacheco, Thalita Maciel Meleiro Barros
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
13- Uso pedagógico de Podcast para o Ensino de Química.
Proponente(s): Aline Bairros Soares e Cláudia Smaniotto Barin
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
14-Ensino de Sustentabilidade a partir do cálculo de Pegada Ecológica e Pegada Hídrica: uma proposta pedagógica para o Ensino de Química.
Proponente(s): Nêmora Francine Backes
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
15- ChemSketch como ferramenta de ensino: uma proposta de minicurso
Proponente(s): Marcos Vinícios Ferreira, Daniane Machado, Vanessa Siqueira, Mara Jappe Goi, Ricardo Ellensohn
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
16- Princess – A beleza do conhecimento da química capilar, mitos e verdades
Proponente(s): Aniele Furtado Prestes
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
17- “Esverdeando a química”: Conceitos, aplicações e avanços rumo à Química Sustentável
Proponente(s): Beatriz Muller Vieira, Renata Azevedo Balaguez, Diego da Silva Alves, Eder João Lenardão
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
18- Criação de vídeo-aulas para o ensino de Química utilizando recursos gratuitos
Proponente(s): Márcio Marques Martins, Daniéli de Cássia Freitas Vasques, Ana Helena Carlos Brittes e Paula Costallat Cantão
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
19- A Teoria dos Sistemas de Atividade (TSA) e o contexto da prática dos professores de Química
Proponente(s): Belmayr Knopki Nery
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
20- A metacognição apoiando melhores aprendizados em química – estratégias e referências para pesquisa.
Proponente(s): Solange Wagner Locatelli
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
21- Construção de Recursos Alternativos ao Ensino de Química para alunos com Deficiência
Proponente(s): Amélia Rota Borges de Bastos
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
22- Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: os aparatos tecnológicos na mediação do conhecimento
Proponente(s): Ademar Antonio Lauxen, Ana Paula Härter Vaniel, Lairton Tres
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
23- A construção de objetivos de aprendizagem no ensino de Química utilizando a Taxonomia de Bloom.
Proponente(s): Jennifer Alejandra Suarez Silva, Mara Elisa Braibante
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
24- Práticas Interdisciplinares na promoção da leitura e da escrita a partir de livros paradidáticos: diálogos entre a Química e a Biologia em sala de aula.
Proponente(s): Anelise Grünfeld de Luca e Sandra Aparecida dos Santos
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
25- A quimioterapia do câncer: uma proposta ancorada no educar pela pesquisa no Pibid de Química da UFFS
Proponente(s): Jackson Luís Martins Cacciamani, Francieli Sal, Daniela Ferrandin Hansen, Aline Lopes Carvalho, Luana Marciele Morschheiser, Rosane Aparecida Bettin Baldissera, Miro Alfonso Klinger, Flávia Caroline Bedin.
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
26- Análise sensorial de alimentos no ensino de química do cotidiano – Técnicas e Práticas
Proponente(s): Ricardo Lemos Sainz, Gerônimo Goulart Reyes Barbosa, Veridiana Krolow Bosenbecker, Rodrigo do Nascimento Silva
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
27- O uso de Jogos Lógicos de Tabuleiro para o ensino aprendizagem nas Ciências
Proponente(s): Aline Guterres Ferreira
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui
28- Do rigor cartesiano disciplinar ao à indisciplinaridade feyerabendiana
Proponente(s): Attico Inácio Chassot
Resumo e proposta do minicurso: clique aqui