36º Encontro de
|
"Novas e antigas práticas encontrando-se com a
comunidade e sua criatividade em Educação Química" 14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS |
Estrutura do Evento e Atividades
Seções de Autógrafos e Publicações
Tecnologias de Informação e Comunicação na Prática Docente de Química e CiênciasBelmayr Nery e Lenir Zanon (Org.)
Este livro é decorrente do Workshop realizado pela Divisão de Ensino de Química durante a 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que propiciou um espaço interativo de discussão mediante a socialização de produções acadêmicas sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação na significação conceitual em Química/Ciências, em contextos de ensino, formação de professores e pesquisa na área de Educação em Química/Ciências. Assim, os textos publicados neste livro representam contribuições sobre teorias, concepções e práticas que emergiram no contexto de distintos programas de formação mediada pelo uso das tecnologias de informação e comunicação, em meio a pesquisas desenvolvidas por grupos estudiosos do assunto, que o questionam o (re)significam sistematicamente, em sua gênese e em sua execução
|
Tópicos de metacognição: para aprender e ensinar melhor Solange Locatelli
O tema tratado no livro é de novas tendências em aprendizagem/ensino - a metacognição. Procurou-se tratar dos principais tópicos envolvidos, levando ao leitor dicas de como aprender e ensinar melhor, sendo sua leitura indicada a todos interessados em aprender com autonomia e de qualquer área do conhecimento. Hoje em dia é fundamental se pensar em aulas reflexivas que possibilitem o monitoramento e a autorregulação do aprendizado, permitindo aos estudantes "aprender a aprender". Para isso o papel do professor é central, já que ele será o mediador do processo, inovando em suas aulas, oferecendo estratégias que permitam essa abordagem.
|
Ensino de Ciências: reflexões e diálogosSandra Aparecida dos Santos e Marcus Eduardo Maciel Ribeiro (org.)
No intuito de oportunizar o relato de fazeres pedagógicos e pesquisas a partir da escola, é que esta obra foi organizada. Ela consiste de 11 capítulos, agrupados nas temáticas "Ensino-Aprendizagem" e "Pesquisa e Formação de Professores", escritos por professores da escola básica e por formadores, expressando os resultados de suas pesquisas em educação e de suas práticas na escola básica.
|
Atividade de Interação com Integração de Aprendizagens - Uma Didática para Ambientes de Ensino DinâmicosCristiano Henrique A. da Veiga e Lenir Basso Zanon (Org.)
Pensar na perspectiva de uma mudança global da sistemática do ensino e da aprendizagem foi o motivo que estimulou a proposição da Atividade de Interação com Integração de Aprendizagens, que constitui o foco deste livro. Ela não é uma resposta unívoca para a problemática da constituição da docência, do ensino e da aprendizagem nos cursos de graduação. Nem é, tampouco, um modelo fechado ou linear a ser seguido. Ela é um preâmbulo ao debate e estímulo a novas configurações de ações educacionais que, ao propiciarem a expansão e a articulação das aprendizagens, favoreçam os processos de constituição humana nas interações socioambientais. Para discorrer sobre essa problemática, o livro encontra-se organizado em três partes centrais. A primeira parte apresenta é constituída de três capítulos, sendo que o primeiro trata dos conceitos relacionados as contribuições da visão histórico-cultural na compreensão da constituição humana, no segundo a temática central está focada no debate da teoria da atividade e o terceiro aborda a evolução dos conceitos ocorrida nos últimos anos que constitui o sistema de atividade cujo foco volta-se para a compreensão do aprendizado humano. A segunda parte do livro trata da formação docente universitário e da aula como fonte de pesquisa de didáticas de ensino e de aprendizagens. Para tanto, o capítulo quatro aborda a lacuna existente na formação didática do docente de ensino de graduação. Em seguida, é defendida a ideia do professor-pesquisador cuja ênfase de pesquisa seja a investigação de suas práticas didáticas e, no capítulo seis, é apresentada a pesquisa-ação como um dos caminhos para esta investigação em aula.
Apoiados nos fundamentos dialogados nas duas primeiras partes, é desenvolvida a terceira parte da obra que trata da Atividade de Interação com Integração de Aprendizagens que, no capítulo sete, apresenta a sua estrutura e a sua organização e no capítulo oito são discutidas as categorias de análise das ações vivenciadas em aula. Esperamos que você leitor obtenha contribuições que lhe auxilie na melhoria do seu aprendizado e desenvolvimento dos temas abordados e que, a partir desta obra, se estimule a outros pensamentos e ações para a evolução da educação e da aprendizagem no Brasil. |
Currículo Integrado, Educação e Trabalho - Saberes e Fazeres em IntrelocuçãoClarines Hames, Lenir Basso Zanon, Maria Cristina Pansera-de-Araújo (Org.)
A publicação deste livro emergiu no contexto de reflexões e debates coletivamente vivenciados, nos últimos anos, numa interação marcada pela parceria colaborativa interinstitucional entre os participantes das 17 edições do “Ciclo de Estudo sobre Currículo Integrado” (CECI), desenvolvidas nos anos 2012 a 215. As abordagens e tematizações, contemplando entendimentos pertinentes à matriz teórica que trata do Currículo Integrado, se entrecruzam com processos de (re) significação conceitual que (re) situam movimentos de diálogo tecidos no enfrentamento de entendimentos acerca de discursos, práticas e concepções em sistemática (re) construção sociocultural. O livro contempla diferentes focos de tematização sobre fundamentos ontológicos e históricos pertinentes à noção de Trabalho como constitutivo do humano e sobre sua relação com a Educação, articuladamente com discussões sobre Currículo Integrado.
Integração Curricular, Formação Integrada, Prática Profissional Integrada, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, entre outros, são exemplos de expressões que costumam marcar presença em discursos compreensivos pertinentes aos processos de reconstrução dos currículos com formação estruturada pela problematização de situações práticas. Neste livro, abordagens compreensivas dialogantes com a temática do Currículo Integrado são tecidas num contexto interativo em que debates sobre a noção de trabalho como constitutivo da existência humana se entrecruzam com tematizações sobre a perspectiva de uma educação dialeticamente transformadora de discursos, concepções, práticas e ações em sistemática reconstrução sociocultural |