36º Encontro de
|
"Novas e antigas práticas encontrando-se com a
comunidade e sua criatividade em Educação Química" 14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS |
Estrutura do Evento e Atividades
Mini Curso 12- AUDIODESCRIÇÃO, UMA FERRAMENTA PEDAGOGICA INCLUSÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Transformar o visual em verbal é a principal função da Audiodescrição (AD) - um instrumento de mediação, que utiliza recursos da tradução para descrever imagens em palavras, misturando, sobretudo, a narração com a descrição. Embora já prevista pela portaria 319 de 27 de julho de 2006, publicada no DOU de 27.07.12, a AD ainda não foi efetivamente implantada no Brasil, como ferramenta comunicacional de inclusão. No Brasil, a AD tem se apresentado, de modo mais frequente, na forma de produtos culturais - peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas, desfiles, espetáculos de dança; turísticos - passeios, visitas; esportivos - jogos, lutas, competições e acadêmicos como palestras, seminários, congressos. Na educação, a Audiodescrição contribui para a inclusão escolar, permitindo aos alunos com e sem deficiência visual. O acesso ao conteúdo imagético, ampliando seu entendimento e as oportunidades de conhecimento. No campo do ensino das Ciências no nível básico e naquele que compreende as disciplinas; Química, Física e Biologia, a Audiodescrição apresenta-se sobre inúmeras possibilidades de uso pedagógico e dependendo também da metodologia a ser empregada pelo professor tende a facilitar a compreensão até dos conteúdos mais complexos. Conhecer, tal recurso e ampliar suas estratégias de ensino é relevante para o docente em química e demais interessado, formado ou em formação, que se compreende hoje como um agente social de uma sociedade que se constrói, cada vez mais sob o paradigma da inclusão. Esse minicurso se faz necessário para auxiliar nos processos de formação de educadores e da comunidade escolar para que se conheça o recurso, bem como oportunizar o debate sobre as diversas possibilidades da Audiodescrição nas aulas de química.