36º Encontro de
|
"Novas e antigas práticas encontrando-se com a
comunidade e sua criatividade em Educação Química" 14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS |
Estrutura do Evento e Atividades
Mini Curso 13- Uso pedagógico de Podcast para o Ensino de Química
As ferramentas tecnológicas podem contribuir para a qualidade da educação, além de aproximar a escola do universo do aluno. Essas ferramentas ao decorrer dos anos vêm transformando nossos hábitos de consumo e de convívio social. No contexto educacional, a tecnologia, tem modificado o ambiente escolar, oportunizando novas formas de ensino e aprendizagem, bem como concebido diversas alterações nas práticas docentes. Este minicurso tem por objetivo apresentar o Podcast como mais um recurso tecnológico educacional para o Ensino de Química. O termo Podcast, foi criado em 2004 por Cury, e constitui-se como a abreviatura das palavras “public on demand” e Broadcast. Versa de um arquivo de áudio disponibilizado na internet no qual qualquer indivíduo poderá criar um arquivo (BOTTENTUIT JUNIOR; COUTINHO, 2007) [1]. Corresponde a uma subscrição em áudio e/ou vídeo que conseguimos receber por meio da internet. Pode-se escutar o Podcast a partir de programas especiais que leem arquivos de índices, descarregam música e as transferem automaticamente à reprodutores de MP3, ou ainda pode-se escutar diretamente de um computador, copiá-los para CDs a partir dos arquivos MP3 (LEITE, 2015)2.O Podcast possui características enriquecedoras quando utilizados como recursos didáticos, pois além da possibilidade de introduzir uma temática de forma contextualizada motiva discussões de conteúdos disciplinares ou interdisciplinares. Podemos ainda citar outros usos do Podcast no ensino de química como: transmissão de conteúdo, captura de materiais de sala de aula ao vivo, e fortalecimento dos estudos. A utilização do Podcast em meios educacionais vem crescendo a facilidade de se produzir um arquivo de áudio e disponibilizá-lo em diferentes interfaces na internet como Ambiente Virtuais de Aprendizagem. Diante desses pressupostos, admitimos o Podcasts como uma ferramenta com potencial para estimular e potencializar o Ensino de Química, visto que é considerada pelos alunos uma disciplina complexa e abstrata, distante do seu cotidiano. Assim oportuniza-se este minicurso[2]
[1] BOTTENTUIT. Jr, J. B.; COUTINHO, C. P. Podcast em educação: um contributo para o estado da arte. In: CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA. Coruña - Espanha, p. 837-846. 2007.
[2] LEITE, B. S. Tecnologias no Ensino de Química: Teoria e prática na formação docente. 1.ed. Curitiba, Appris, 2015, p. 322.
[1] BOTTENTUIT. Jr, J. B.; COUTINHO, C. P. Podcast em educação: um contributo para o estado da arte. In: CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA. Coruña - Espanha, p. 837-846. 2007.
[2] LEITE, B. S. Tecnologias no Ensino de Química: Teoria e prática na formação docente. 1.ed. Curitiba, Appris, 2015, p. 322.