36º Encontro de
|
"Novas e antigas práticas encontrando-se com a
comunidade e sua criatividade em Educação Química" 14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS |
Estrutura do Evento e Atividades
Mini Curso 14-Ensino de Sustentabilidade a partir do cálculo de Pegada Ecológica e Pegada Hídrica: uma proposta pedagógica para o Ensino de Química
No ensino, CTS tem como objetivo desenvolver a alfabetização científica e tecnológica, auxiliando na construção de conhecimento, habilidades e valor, incorporando a atuação na resolução de problemas¹. Frente a necessidade de desenvolvimento de CTS, surge a utilização dos indicadores de sustentabilidade, entre os quais se destacam a Pegada Ecológica e a Pegada Hídrica. A proposta deste minicurso envolve uma proposta didática para o ensino de sustentabilidade a partir do cálculo da pegada ecológica e da pegada hídrica. A execução do minicurso se divide em 3 eixos principais (consumismo, impacto ambiental e sustentabilidade) e estes subdividem-se em atividades que visam a interação do aluno como protagonista e o professor como mediador do processo de aprendizagem. Através desta proposta didática que está baseada numa metodologia teórico-prática, através do uso de uma plataforma digital interativa e acesso a sites científicos relacionados ao tema, tem como objetivo principal envolver os participantes à refletirem e criarem atividades dentro da temática de CTS. Espera-se que esta proposta auxilie professores dos diferentes níveis de ensino à abordarem essa temática em sala de aula e fomentar a reflexão acerca das questões ambientais e contribuir na formação de cidadãos conscientes.
¹ SANTOS, Wildson Luiz Pereira; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência–Tecnologia–Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2000.
¹ SANTOS, Wildson Luiz Pereira; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência–Tecnologia–Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2000.