36º Encontro de
|
"Novas e antigas práticas encontrando-se com a
comunidade e sua criatividade em Educação Química" 14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS |
Estrutura do Evento e Atividades
Mini Curso 15- ChemSketch como ferramenta de ensino: uma proposta de minicurso
O uso de tecnlogias de informação e comunicação (TIC) como potencilizadores do processo ensino aprendizagem no ensino de Química vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos tempos, segundo Kenski (2007), é preciso que o conteúdo venha acompanhado de atividades interessantes e criativas, que desenvolvam as habilidades necessárias para a aprendizagem de conhecimentos científicos e para o mundo do trabalho. Libâneo (1999) resalta algumas dessas habilidades, a saber: responsabilidade, iniciativa, flexibilidade de mudança de papéis, rápida adaptação à máquinas e ferramentas. As diversas formas de trabalho envolvem equipes interdisciplinares, heterogêneas, desenvolvendo capacidades cognitivas e operativas, encaminhadas para um pensamento autônomo, crítico e criativo. Partindo-se dessa ideia, no ambiente escolar o professor assume o papel, neste processo, de criar alternativas para modificar e recriar a sua prática. Neste sentido, a incorporação das tecnologias no âmbito escolar atribui novas funções e alternativas para seu uso, uma vez que, são utilizados diariamente no cotidiano de muitas profissões e pessoas, para notícias, redes sociais, jogos, etc. Para isso, a inserção de ferramentas tecnológicas surge para diversificar, facilitar e amenizar as dificuldades de aprendizagens dos estudantes. Acredita-se que hoje em dia, grande parte dos alunos possuem conhecimento e acesso a computadores e internet. Entretanto, grande maioria dos estudantes não tem interesse ou, não os utiliza como fontes de estudos e pesquisas. Dessa forma, cabe ao professor, de forma desafiadora, esforçar-se para associar esses conhecimentos prévios dos alunos e desenvolver práticas pedagógicas que relacionem ao ensino e a aprendizagem necessárias ao meio escolar.
Neste contexto, elaboramos um minicurso utilizando do software “ChemSketch”. Trata-se de software livre, com excelente potencial de empregado como ferramenta no auxílio para o ensino de Química, o qual pode ser utilizado para trabalhar com diversas atividades, tais como: a construção de estruturas químicas, reações, diagramas esquemáticos utilizando vidrarias e aparatos laboratoriais e, ainda, projeções de estruturas em 3D (ACD/Labs, 2016).
O desenvolvimento da oficina se dará em três etapas: (i) apresentação do software e suas principais funcionalidades; (ii) exploração dos principais recursos através de simulação e desafios propostos; (iii) discussão e avaliação das dificuldades e potencialidades vislumbradas pelos participantes com relação ao uso da ferramenta no ensino de química. A partir do exposto, a presente proposta objetiva estimular o uso das tecnologias de informação e comunicação, associados ao ensino de ciências na área de Química, através de um minicurso utilizando-se do software ChemSketch.
Neste contexto, elaboramos um minicurso utilizando do software “ChemSketch”. Trata-se de software livre, com excelente potencial de empregado como ferramenta no auxílio para o ensino de Química, o qual pode ser utilizado para trabalhar com diversas atividades, tais como: a construção de estruturas químicas, reações, diagramas esquemáticos utilizando vidrarias e aparatos laboratoriais e, ainda, projeções de estruturas em 3D (ACD/Labs, 2016).
O desenvolvimento da oficina se dará em três etapas: (i) apresentação do software e suas principais funcionalidades; (ii) exploração dos principais recursos através de simulação e desafios propostos; (iii) discussão e avaliação das dificuldades e potencialidades vislumbradas pelos participantes com relação ao uso da ferramenta no ensino de química. A partir do exposto, a presente proposta objetiva estimular o uso das tecnologias de informação e comunicação, associados ao ensino de ciências na área de Química, através de um minicurso utilizando-se do software ChemSketch.