36º Encontro de
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"Novas e antigas práticas encontrando-se com a
comunidade e sua criatividade em Educação Química" 14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS |
Estrutura do Evento e Atividades
Mini Curso 17- “Esverdeando a química”: Conceitos, aplicações e avanços rumo à Química Sustentável
O minicurso será dividido em duas partes, uma teórica e outra demonstrativa em laboratório. Inicialmente, será apresentado um breve histórico a respeito do desenvolvimento da química verde, ressaltando que esta é uma área de estudo e interesse bastante atual, tendo em vista que a química verde ou Green Chemistry não é apenas uma filosofia, mas sim, uma realidade de âmbito global, que abrange os campos de educação, pesquisa e indústria. Serão apresentados e discutidos os doze princípios da química verde,[1] destacando o papel fundamental de cada um na busca de processos químicos sustentáveis. Cada um dos princípios será abordado separadamente, mostrando suas principais contribuições e aplicações para uma melhor compreensão pela audiência e apresentando exemplos da química verde em ação em atividades de ensino, pesquisa e em aplicações na indústria química, farmacêutica e agroquímica. Aliando os interesses do grupo de pesquisa LASOL[2] (Laboratório de Síntese Orgânica Limpa), o qual atua em três principais linhas de pesquisa, sendo elas, estudos farmacológicos/biotecnológicos de moléculas bioativas; modificação química de óleos essenciais e vegetais e síntese de compostos organocalcogênios e química limpa, juntamente com os princípios da química verde anteriormente mencionados, iremos apresentar o vasto campo de aplicação desta corrente verde, como por exemplo: na área de educação, apresentando a importância deste assunto para ser abordado em sala de aula tanto no ensino básico, técnico e superior, como já vem sendo feito na Universidade Federal de Pelotas, onde é ministrada obrigatoriamente a disciplina de Química Verde para todos os cursos de química, com intuito de formar cidadãos mais conscientes em relação às preocupações ambientais. Outro aspecto relacionado à educação ambiental na UFPel é o site de livre acesso wwverde[3]. Na pesquisa, mostraremos alguns exemplos de aplicação dos princípios da química verde com ênfase na química orgânica sintética, mostrando também as principais revistas internacionais da área que abordam este assunto, além de apresentar alguns importantes resultados do grupo de pesquisa LASOL, do qual fazemos parte. Por fim, será abordado também a química verde na indústria, com intuito de demonstrar como os processos químicos vem sendo “esverdeados” para minimizar impactos ambientais, custos de processo e melhorar a qualidade do produto final. Na segunda parte deste minicurso, serão abordados conceitos básicos de química no dia-a-dia de um laboratório de síntese orgânica, para relacionar a teoria previamente apresentada com a aplicação prática para um melhor aprendizado dos participantes do minicurso, uma vez que, eles poderão vivenciar a união do ensino com a pesquisa. Serão demonstradas técnicas de utilização de radiação eletromagnética e de ultrassom para acelerar reações químicas e uso racional de água e energia no laboratório, visando minimizar o impacto ambiental na realização de técnicas corriqueiras de um laboratório de ensino e pesquisa.
[1] Lenardão, E. J.; Freitag, R. A.; Dabdoub, M. J.; Batista, A. C. F.; Silveira, C. C. Quim. Nova 2003, 26, 123-129.
[2] http://wp.ufpel.edu.br/lasol/ acesso em 20/07/2016.
[3] http://wp.ufpel.edu.br/wwverde/ acesso em 20/07/2016.
[1] Lenardão, E. J.; Freitag, R. A.; Dabdoub, M. J.; Batista, A. C. F.; Silveira, C. C. Quim. Nova 2003, 26, 123-129.
[2] http://wp.ufpel.edu.br/lasol/ acesso em 20/07/2016.
[3] http://wp.ufpel.edu.br/wwverde/ acesso em 20/07/2016.