36º EDEQ

  • Início
  • Contato
  • Sobre o 36º EDEQ
  • Programação e Anais
    • Anais
  • Estrutura do Evento e Atividades
    • Pré Encontros do EDEQ
    • Seção de Pôsteres
    • Apresentação ORAL
    • Rodas Vivas
    • Temas em Debate
    • Mini Cursos
    • Seções de Autógrafos e Publicações
    • Editoras e Livrarias
  • Inscrição e Submissão
    • Inscrição e Pagamento
    • Submissão e Modelos dos Trabalhos (Templates)
  • Apoiadores
  • Mapa do Evento
    • Ensalamento e Locais das Atividades
  • Alimentação e Hospedagem
  • Organização e Comissão Científica
  • Início
  • Contato
  • Sobre o 36º EDEQ
  • Programação e Anais
    • Anais
  • Estrutura do Evento e Atividades
    • Pré Encontros do EDEQ
    • Seção de Pôsteres
    • Apresentação ORAL
    • Rodas Vivas
    • Temas em Debate
    • Mini Cursos
    • Seções de Autógrafos e Publicações
    • Editoras e Livrarias
  • Inscrição e Submissão
    • Inscrição e Pagamento
    • Submissão e Modelos dos Trabalhos (Templates)
  • Apoiadores
  • Mapa do Evento
    • Ensalamento e Locais das Atividades
  • Alimentação e Hospedagem
  • Organização e Comissão Científica

36º Encontro de


Debates sobre o


Ensino de Química

"Novas e antigas práticas encontrando-se com a


comunidade e sua criatividade em Educação Química"



​
14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS

Estrutura do Evento e Atividades

Mini Curso 18- Criação de vídeo-aulas para o ensino de Química utilizando recursos gratuitos

​​A disponibilização de material didático digital para o ensino de Química vem sendo facilitada com o advento dos serviços gratuitos de streaming (Youtube, Vimeo, etc). Esses serviços também facilitam o processo de criação e edição de vídeos a partir de recursos simples, tais como câmeras fotográficas digitais, smartphones e softwares de autoria. Vídeo-aulas constituem um recurso interessante para professores de Química, pois a utilização das mesmas transcende o espaço e o tempo da sala de aula, servindo ao propósito de ensinar de forma complementar ao ensino presencial, podendo ser utilizado inúmeras vezes e até mesmo promover o ensino a distância. Seguindo a tendência mundial de criar e divulgar ciência através de vídeos, oferecemos essa oficina que versará sobre técnicas básicas de criação de vídeo-aulas utilizando apenas recursos online gratuitos, ou seja, disponíveis na Web e exigindo pouca coisa mais que um cadastro para o pleno acesso aos serviços. No entanto, para poder utilizar tais recursos, o professor necessita de uma capacitação mínima, muitas vezes indisponível em língua pátria ou em um nível inacessível para o leigo. Essa oficina pretende mostrar algumas técnicas básicas de criação de conteúdo didático digital usando recursos normalmente disponíveis ao professor, a saber; programas de criação de slides, editores de imagens, serviços de streaming de vídeos como o youtube, softwares de captura de tela e de imagens (screencast), câmeras fotográficas digitais ou smartphones, etc.  ​
Site powered by Weebly. Managed by Hostgator Brasil Ltda