36º EDEQ

  • Início
  • Contato
  • Sobre o 36º EDEQ
  • Programação e Anais
    • Anais
  • Estrutura do Evento e Atividades
    • Pré Encontros do EDEQ
    • Seção de Pôsteres
    • Apresentação ORAL
    • Rodas Vivas
    • Temas em Debate
    • Mini Cursos
    • Seções de Autógrafos e Publicações
    • Editoras e Livrarias
  • Inscrição e Submissão
    • Inscrição e Pagamento
    • Submissão e Modelos dos Trabalhos (Templates)
  • Apoiadores
  • Mapa do Evento
    • Ensalamento e Locais das Atividades
  • Alimentação e Hospedagem
  • Organização e Comissão Científica
  • Início
  • Contato
  • Sobre o 36º EDEQ
  • Programação e Anais
    • Anais
  • Estrutura do Evento e Atividades
    • Pré Encontros do EDEQ
    • Seção de Pôsteres
    • Apresentação ORAL
    • Rodas Vivas
    • Temas em Debate
    • Mini Cursos
    • Seções de Autógrafos e Publicações
    • Editoras e Livrarias
  • Inscrição e Submissão
    • Inscrição e Pagamento
    • Submissão e Modelos dos Trabalhos (Templates)
  • Apoiadores
  • Mapa do Evento
    • Ensalamento e Locais das Atividades
  • Alimentação e Hospedagem
  • Organização e Comissão Científica

36º Encontro de


Debates sobre o


Ensino de Química

"Novas e antigas práticas encontrando-se com a


comunidade e sua criatividade em Educação Química"



​
14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS

Estrutura do Evento e Atividades

Mini Curso 19- A Teoria dos Sistemas de Atividade (TSA) e o contexto da prática dos professores de Química

​​Nesse minicurso serão apresentados os conceitos e princípios fundamentais da Teoria dos Sistemas de Atividade explorados no contexto da prática de professores de Química. As atividades desenvolvidas terão caráter teórico no sentido de constituírem discussão acerca das compreensões da teoria e suas aplicações na prática pedagógica dos professores de Química e na interpretação dos problemas de pesquisa no campo da atividade de ensino deste componente curricular. O referencial adotado é o do teórico da abordagem: o contemporâneo pesquisador finlandês Yrjo Engeström. As primeiras duas horas serão reservadas para a apresentação dos conceitos por meio de exposição dialogada. As seguintes para a explicação de como é possível estabelecer relação da TSA com a atividade prática dos professores e demonstração de como a Teoria vem “respondendo" a problemas de pesquisa no âmbito de alguns trabalhos apresentados em eventos científicos. Este tempo também será utilizado para a discussão de problemas de pesquisa elicitados entre os ouvintes e a possível relação com este referencial teórico.
Site powered by Weebly. Managed by Hostgator Brasil Ltda