36º Encontro de
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"Novas e antigas práticas encontrando-se com a
comunidade e sua criatividade em Educação Química" 14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS |
Estrutura do Evento e Atividades
Mini Curso 20- A metacognição apoiando melhores aprendizados em química – estratégias e referências para pesquisa.
Pesquisas indicam a importância da metacognição no aprendizado em geral e, especificamente, no ensino de química. Ela envolve aspectos importantes a serem considerados no processo de ensino-aprendizagem, como a autorregulação, monitoramento[1] e ainda a tomada de consciência[2]. Isso poderá possibilitar a aquisição de mais autonomia para o estudante, possibilitando o aprender a aprender. Por isso, considerar estratégias metacognitivas no processo de ensino-aprendizagem é muito importante, visando melhores aprendizados. Recentemente, tem sido apontado que a utilização de estratégias metacognitivas também pode possibilitar uma atitude mais positiva por parte dos estudantes[3], engajando-os mais ao processo. Especificamente, a metacognição relacionada às visualizações pode ser chamada de metavisualização[4]. Nesse caso, as estratégias envolveriam a utilização de imagens, figuras, mapas conceituais, desenhos, etc. O aluno poderá ser convidado a repensar suas proposições, por exemplo, um desenho que ele tenha proposto como modelo explicativo para algum fenômeno, possibilitando a ele a construção/reconstrução de conceitos químicos. A metavisualização é especialmente importante no ensino de Ciências e também as habilidades visuais parecem ser condição necessária para o aluno se tornar metavisual[5]. O objetivo desse curso é de ampliar os saberes relacionados a alguns aspectos da metacognição e sua contribuição, tanto no ensino de ciências como no de química. No primeiro bloco (2h), pretende-se discutir sobre o conceito de metacognição sua relação com melhores aprendizados, promover a reflexão sobre o assunto junto aos participantes e trazer possibilidades para pesquisa na área. Isso porque a metacognição se constitui como uma área inovadora, tendo se mostrado promissora e atraente a pesquisadores em geral, visto que em todos os processos de aprendizagem, a reflexão está presente, em maior ou menor grau. No segundo bloco (2h), a intenção é fazer o compartilhamento de algumas estratégias metacognitivas para serem utilizadas em aulas de química, desde a educação básica a superior, sendo que uma delas será proposta para ser vivenciada juntamente com os participantes do minicurso, promovendo a reflexão da estratégia e dos conceitos envolvidos.
[1] FLAVELL, J.H. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L. B. (Org.). The nature of intelligence. Hillsdale, N.Y.: Erlbaum, 1976, p. 231-235.
[2] GIRASH, J. Metacognition and Instruction. In: BENASSI, V.; OVERSON, C.; HAKALA, C. (Orgs.). Applying science of learning in education. Washington, D.C.: Society for the Teaching of Psychology, 2014, p. 152-168.
[3] JAHANGARD, Z.; SOLTANI, A.; ALINEJAD, M. Exploring the relationship between metacognition and attitudes towards science of senior secondary students through a structural equation modeling analysis. Journal of Baltic Science Education, v.15, n.3, p.340-349, 2016.
[4] GILBERT, J. K. Visualization: A Metacognitive Skill in Science and Science Education. In: __________. Visualization in science education. Holland: Springer, 2005, p. 9-27.
[5] LOCATELLI, S.W.; ARROIO, A. Metacognition and Chemical education: an experience in teaching geometrical isomerism. Natural Science Education, v. 37, n.2, p.18-26, 2013.
[1] FLAVELL, J.H. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L. B. (Org.). The nature of intelligence. Hillsdale, N.Y.: Erlbaum, 1976, p. 231-235.
[2] GIRASH, J. Metacognition and Instruction. In: BENASSI, V.; OVERSON, C.; HAKALA, C. (Orgs.). Applying science of learning in education. Washington, D.C.: Society for the Teaching of Psychology, 2014, p. 152-168.
[3] JAHANGARD, Z.; SOLTANI, A.; ALINEJAD, M. Exploring the relationship between metacognition and attitudes towards science of senior secondary students through a structural equation modeling analysis. Journal of Baltic Science Education, v.15, n.3, p.340-349, 2016.
[4] GILBERT, J. K. Visualization: A Metacognitive Skill in Science and Science Education. In: __________. Visualization in science education. Holland: Springer, 2005, p. 9-27.
[5] LOCATELLI, S.W.; ARROIO, A. Metacognition and Chemical education: an experience in teaching geometrical isomerism. Natural Science Education, v. 37, n.2, p.18-26, 2013.