36º Encontro de
|
"Novas e antigas práticas encontrando-se com a
comunidade e sua criatividade em Educação Química" 14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS |
Estrutura do Evento e Atividades
Mini Curso 22- Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: os aparatos tecnológicos na mediação do conhecimento
A proposta visa entender o trabalho pedagógico e o desenvolvimento curricular nas aulas de Ciências, para o ensino fundamental e Química para o médio, direcionadas para a apropriação da tecnologia e os aparatos/artefatos produzidos com base nesses saberes, e como esses podem servir como temas motivadores/problematizadores para a compreensão do conhecimento científico/escolar, discutindo as suas implicações éticas, ambientais, políticas e sociais, num viés interdisciplinar.
Portanto, a proposta deste minicurso se volta à discussão da temática: “Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente” (CTSA), trabalhando questões da vivência dos estudantes, procurando relacionar os conhecimentos teóricos e práticos envolvidos nessa situação.
Acredita-se que nas interações, em momentos de formação tanto inicial, quanto continuada, é necessário problematizar os saberes docentes dos sujeitos. Assim, torna-se importante possibilitar a análise, estudo e discussão de propostas de ensino e aprendizagem em química/ciências. O argumento central dessa ideia é que os sujeitos em interação possam ressignificar suas percepções e problematiza-las, vislumbrando formas diferentes de organização e desenvolvimento de conteúdos escolares de Ciências na educação básica, que possibilitem um ensino mais contextualizado (LOPES, 2007). Essa preocupação decorre da necessidade que os estudantes têm em operar com aquisições conceituais progressivas e em níveis mais complexos (MALDANER e ZANON, 2004), permitindo a eles tomarem consciência das situações vivenciais e compreendê-las (VIGOTSKY, 2001).[1]
[1]LOPES, A.C. Currículo e Epistemologia. Ijuí-RS: Unijuí, 2007.
MALDANER, O.A.; ZANON, L. B. Situação de Estudo : uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em Ciências. In: MORAES, R.; MANCUSO, R.(org.). Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Unijuí, 2004.
PINHEIRO, N. A. M.; MATOS, E. A. S. A.; BAZZO, W. A. Revista Ibero Americana: Refletindo acerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio. n. 44, maio, 2007.
SANTOS, L. W. dos. et.al. (Orgs.). Ciência, tecnologia e sociedade: o desafio da interação. Londrina: IAPAR, 2002.
SCHNETZLER, R. P.; SANTOS, W. L. P. dos. Educação em química: compromisso com a cidadania. 2.ed. Ijuí: Uijuí, 2000.
VIGOTSKI, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Portanto, a proposta deste minicurso se volta à discussão da temática: “Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente” (CTSA), trabalhando questões da vivência dos estudantes, procurando relacionar os conhecimentos teóricos e práticos envolvidos nessa situação.
Acredita-se que nas interações, em momentos de formação tanto inicial, quanto continuada, é necessário problematizar os saberes docentes dos sujeitos. Assim, torna-se importante possibilitar a análise, estudo e discussão de propostas de ensino e aprendizagem em química/ciências. O argumento central dessa ideia é que os sujeitos em interação possam ressignificar suas percepções e problematiza-las, vislumbrando formas diferentes de organização e desenvolvimento de conteúdos escolares de Ciências na educação básica, que possibilitem um ensino mais contextualizado (LOPES, 2007). Essa preocupação decorre da necessidade que os estudantes têm em operar com aquisições conceituais progressivas e em níveis mais complexos (MALDANER e ZANON, 2004), permitindo a eles tomarem consciência das situações vivenciais e compreendê-las (VIGOTSKY, 2001).[1]
[1]LOPES, A.C. Currículo e Epistemologia. Ijuí-RS: Unijuí, 2007.
MALDANER, O.A.; ZANON, L. B. Situação de Estudo : uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em Ciências. In: MORAES, R.; MANCUSO, R.(org.). Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Unijuí, 2004.
PINHEIRO, N. A. M.; MATOS, E. A. S. A.; BAZZO, W. A. Revista Ibero Americana: Refletindo acerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio. n. 44, maio, 2007.
SANTOS, L. W. dos. et.al. (Orgs.). Ciência, tecnologia e sociedade: o desafio da interação. Londrina: IAPAR, 2002.
SCHNETZLER, R. P.; SANTOS, W. L. P. dos. Educação em química: compromisso com a cidadania. 2.ed. Ijuí: Uijuí, 2000.
VIGOTSKI, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.