36º EDEQ

  • Início
  • Contato
  • Sobre o 36º EDEQ
  • Programação e Anais
    • Anais
  • Estrutura do Evento e Atividades
    • Pré Encontros do EDEQ
    • Seção de Pôsteres
    • Apresentação ORAL
    • Rodas Vivas
    • Temas em Debate
    • Mini Cursos
    • Seções de Autógrafos e Publicações
    • Editoras e Livrarias
  • Inscrição e Submissão
    • Inscrição e Pagamento
    • Submissão e Modelos dos Trabalhos (Templates)
  • Apoiadores
  • Mapa do Evento
    • Ensalamento e Locais das Atividades
  • Alimentação e Hospedagem
  • Organização e Comissão Científica
  • Início
  • Contato
  • Sobre o 36º EDEQ
  • Programação e Anais
    • Anais
  • Estrutura do Evento e Atividades
    • Pré Encontros do EDEQ
    • Seção de Pôsteres
    • Apresentação ORAL
    • Rodas Vivas
    • Temas em Debate
    • Mini Cursos
    • Seções de Autógrafos e Publicações
    • Editoras e Livrarias
  • Inscrição e Submissão
    • Inscrição e Pagamento
    • Submissão e Modelos dos Trabalhos (Templates)
  • Apoiadores
  • Mapa do Evento
    • Ensalamento e Locais das Atividades
  • Alimentação e Hospedagem
  • Organização e Comissão Científica

36º Encontro de


Debates sobre o


Ensino de Química

"Novas e antigas práticas encontrando-se com a


comunidade e sua criatividade em Educação Química"



​
14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS

Estrutura do Evento e Atividades

Mini Curso 24- Práticas Interdisciplinares na promoção da leitura e da escrita a partir de livros paradidáticos: diálogos entre a Química e a Biologia em sala de aula

O fazer pedagógico necessita dispor de instrumentos e recursos que favoreçam a tarefa de ensinar, no entanto, que estejam a favor das propostas pedagógicas do professor; para os estudantes, os livros paradidáticos e/ou de divulgação científica, podem assumir o papel de contextualização, de aprofundamento, de elaboração de situações problemas e até mesmo de encantamento dos conteúdos conceituais. Este minicurso se propõe a oportunizar reflexões acerca da leitura e da escrita nas produções de estudantes das Ciências, a partir de livros paradidático e/ou de divulgação científica; refletir o papel que a leitura e a escrita podem assumir no processo de ensino e de aprendizagem das Ciências, em particular da Química e da Biologia; propor estratégias de leitura e de escrita problematizando situações de ensino novas e abertas, apresentadas nos livros paradidáticos e ou/de divulgação científica; promover o exercício de criar atitudes de enfrentar a aprendizagem como um problema a ser resolvido. Ao elaborá-lo, visamos compartilhar com os participantes episódios de nossas práticas pedagógicas que consideramos significativos no ensino escolar das áreas já citadas. 
Site powered by Weebly. Managed by Hostgator Brasil Ltda