36º Encontro de
|
"Novas e antigas práticas encontrando-se com a
comunidade e sua criatividade em Educação Química" 14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS |
Estrutura do Evento e Atividades
Mini Curso 24- Práticas Interdisciplinares na promoção da leitura e da escrita a partir de livros paradidáticos: diálogos entre a Química e a Biologia em sala de aula
O fazer pedagógico necessita dispor de instrumentos e recursos que favoreçam a tarefa de ensinar, no entanto, que estejam a favor das propostas pedagógicas do professor; para os estudantes, os livros paradidáticos e/ou de divulgação científica, podem assumir o papel de contextualização, de aprofundamento, de elaboração de situações problemas e até mesmo de encantamento dos conteúdos conceituais. Este minicurso se propõe a oportunizar reflexões acerca da leitura e da escrita nas produções de estudantes das Ciências, a partir de livros paradidático e/ou de divulgação científica; refletir o papel que a leitura e a escrita podem assumir no processo de ensino e de aprendizagem das Ciências, em particular da Química e da Biologia; propor estratégias de leitura e de escrita problematizando situações de ensino novas e abertas, apresentadas nos livros paradidáticos e ou/de divulgação científica; promover o exercício de criar atitudes de enfrentar a aprendizagem como um problema a ser resolvido. Ao elaborá-lo, visamos compartilhar com os participantes episódios de nossas práticas pedagógicas que consideramos significativos no ensino escolar das áreas já citadas.