36º Encontro de
|
"Novas e antigas práticas encontrando-se com a
comunidade e sua criatividade em Educação Química" 14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS |
Estrutura do Evento e Atividades
Mini Curso 25- A quimioterapia do câncer: uma proposta ancorada no educar pela pesquisa no Pibid de Química da UFFS
O presente trabalho procura partilhar experiências vividas no espaço-tempo do sub-projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Química na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza/PR. A proposta que construímos coletivamente é a respeito da abordagem temática da “quimioterapia” numa perspectiva epistemológica do educar pela pesquisa (Demo, 1998; Maldaner, 2000; Galiazzi, 2003; Moraes, ramos e Galiazzi, 2004) que compreende a linguagem como potencializadora dos processos de ensinar e de aprender, envolvendo assim alunos e professores na compreensão de forma mais intensa a respeito de conteúdos diversos concernentes ao tema investigado. A nossa intenção no grupo começou com a construção de perguntas a respeito da quimioterapia, sendo que logo a seguir organizamos em categorias e a partir daí começamos um processo de pesquisa a respeito das nossas inquietudes, incertezas e preocupações acerca do tema. Contudo, esse movimento ocorreu na universidade e nas escolas da Educação Básica com os nossos colegas professores superviores do Pibid. Baseados nessa experiência vivida no Pibid propusemos esse minicurso no 36º EDEQ no intuito de proporcionarmos numa Roda de Conversa a compreensão de forma mais intensa e complexa a respeito dessa temática. Por isso, elencaremos alguns momentos que são importantes na nossa concepção: (I) construção de perguntas acerca da quimioterapia; (ii) organização das perguntas em categorias; (iii) movimento de pesquisa em artigos, livros, dissertações e teses a respeito dos conteúdos abordados nas categorias; (iv) sistematização das aprendizagens construídas a respeito do tema investigado; (v) socialização dessa produção de conhecimento acerca do tema; (vi) articulação com a realidade da sala de aula de Química na escola da Educação Básica e na Universidade; (vii) produção de narrativas acerca do câncer. Essa é uma proposta coletiva do sub-projeto do Pibid de Química que tem por natureza a articulação da formação de professores com a (re)construção e (re)significação do currículo na escola e na universidade. Argumentamos em favor de um movimento atrelado à pesquisa na sala de aula, bem como da construção e consolidação de um espaço-tempo coletivo que integre licenciandos, professores da escola e professores da universidade.