36º Encontro de
|
"Novas e antigas práticas encontrando-se com a
comunidade e sua criatividade em Educação Química" 14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS |
Estrutura do Evento e Atividades
Mini Curso 3 - Tratamento de Água em Sala de Aula: Uma proposta didática.
A dificuldade das escolas públicas em alocarem recursos financeiros e humanos para o transporte dos alunos para participarem das visitas orientadas nas Estações de Tratamento de Água das empresas públicas de saneamento e a necessidade de instrumentalizar o professor da Educação Básica para o tratamento de temáticas ambientais fomentaram a organização deste minicurso. O minicurso tem como objetivo apresentar uma alternativa metodológica para os professores sobre os processos de tratamento de água pelo sistema convencional[1] constituído de floculação, coagulação, decantação, filtração e cloração. De forma mais específica será abordada os processos de floculação e coagulação incluindo dosagens de produtos coagulantes. No minicurso serão apresentados detalhes de cada etapa interagindo com uma apresentação em data show para melhor entendimento do processo utilizado pelas empresas públicas de tratamento de água[2]. De forma compreender o processo de tratamento de água potável será discutido aspectos sobre a hidrologia, métodos avançados de tratamento de água e os efeitos antropogênicos nos mananciais hídricos de superfície. O minicurso abordará também a constituição do solo, o impacto dos resíduos sólidos dispostos em desacordo a Lei federal 12.305/2010[3] e o efluente gerado pelas residências. Para contextualizar será discutido o consumo de água por outras fontes disponíveis no mercado destacando os aspectos positivos e negativos da escolha de cada um deles.
[1] BRASIL. Resolução CONAMA no 357, 17 de marco de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providencias. Diário Oficial da União. Brasília, DF: DOU, 18 mar. 2005. N. 53. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res05/ res35705.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2016.
[2] PERES, Rildo Goulart; Santos, Flávia Maria Teixeira dos. Experimentação Didática: Saneamento Ambiental. Anais 35 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ). Da Universidade à Sala de Aula: Os caminhos do Educador em Química.
[3] BRASIL. Lei no 12.305, 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF: DOU, 3 out. 2010. N. 147. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/ lei/l12305.htm>. Acesso em: 25 jun. 2016.
[1] BRASIL. Resolução CONAMA no 357, 17 de marco de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providencias. Diário Oficial da União. Brasília, DF: DOU, 18 mar. 2005. N. 53. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res05/ res35705.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2016.
[2] PERES, Rildo Goulart; Santos, Flávia Maria Teixeira dos. Experimentação Didática: Saneamento Ambiental. Anais 35 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ). Da Universidade à Sala de Aula: Os caminhos do Educador em Química.
[3] BRASIL. Lei no 12.305, 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF: DOU, 3 out. 2010. N. 147. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/ lei/l12305.htm>. Acesso em: 25 jun. 2016.