36º EDEQ

  • Início
  • Contato
  • Sobre o 36º EDEQ
  • Programação e Anais
    • Anais
  • Estrutura do Evento e Atividades
    • Pré Encontros do EDEQ
    • Seção de Pôsteres
    • Apresentação ORAL
    • Rodas Vivas
    • Temas em Debate
    • Mini Cursos
    • Seções de Autógrafos e Publicações
    • Editoras e Livrarias
  • Inscrição e Submissão
    • Inscrição e Pagamento
    • Submissão e Modelos dos Trabalhos (Templates)
  • Apoiadores
  • Mapa do Evento
    • Ensalamento e Locais das Atividades
  • Alimentação e Hospedagem
  • Organização e Comissão Científica
  • Início
  • Contato
  • Sobre o 36º EDEQ
  • Programação e Anais
    • Anais
  • Estrutura do Evento e Atividades
    • Pré Encontros do EDEQ
    • Seção de Pôsteres
    • Apresentação ORAL
    • Rodas Vivas
    • Temas em Debate
    • Mini Cursos
    • Seções de Autógrafos e Publicações
    • Editoras e Livrarias
  • Inscrição e Submissão
    • Inscrição e Pagamento
    • Submissão e Modelos dos Trabalhos (Templates)
  • Apoiadores
  • Mapa do Evento
    • Ensalamento e Locais das Atividades
  • Alimentação e Hospedagem
  • Organização e Comissão Científica

36º Encontro de


Debates sobre o


Ensino de Química

"Novas e antigas práticas encontrando-se com a


comunidade e sua criatividade em Educação Química"



​
14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS

Estrutura do Evento e Atividades

Mini Curso 4 -  Analisando parâmetros físico-químicos de amostras de corpos d'água como ferramenta didática para a abordagem da relação Química e Meio Ambiente.

​​O objetivo do minicurso é expor as possibilidades do uso de parâmetros físico-químicos (pH, temperatura, cor, turbidez e oxigênio dissolvido) de amostras de água de algum corpo d'água local para a abordagem de temas do ensino de Química. Para a análise do pH são utilizados indicadores naturais, como os extratos da casca do feijão-preto, das folhas do repolho roxo ou das pétalas da quaresmeira ou hibisco, por exemplo. A temperatura no ponto da coleta (do ar e da água) é determinada com um termômetro caseiro, facilmente encontrado em lojas populares de artigos domésticos. A turbidez é avaliada através do disco de Secchi, de fácil construção com materiais alternativos. E a determinação do oxigênio dissolvido é feita com a reação deste com palha de aço em uma garrafa plástica tipo PET. Com estes parâmetros, possibilita-se abordar uma série de assuntos dentro do currículo formal da disciplina de Química. Dentre eles, pode-se citar a identificação qualitativa e quantitativa de reações químicas, caráter ácido/básico e solubilidade, além de relacioná-los com temas de Meio Ambiente, como a poluição e preservação dos recursos hídricos e conscientização social para proteção do ecossistema. A metodologia aborda a escolha dos pontos de coleta de amostras, o levantamento de informações do corpo d'água local (história, localização, situação atual de saneabilidade), o planejamento das saídas de campo e a análise das amostras. Por fim, para dar significado às ações experimentais, segue a interpretação dos resultados alcançados, com relação aos conteúdos da disciplina de Química e também do ponto de vista dos impactos ambientais. Desta forma, pretende-se apresentar uma proposta pedagógica que tenha também um viés multidisciplinar, apoiando-se em materiais de baixo custo, os quais, em sua maioria, podem ser encontrados em sucatas e materiais domésticos e que a prática seja de fácil execução, independente de local próprio (laboratório) ou outro espaço escolar.
Site powered by Weebly. Managed by Hostgator Brasil Ltda