36º Encontro de
|
"Novas e antigas práticas encontrando-se com a
comunidade e sua criatividade em Educação Química" 14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS |
Estrutura do Evento e Atividades
Mini Curso 5 - Lapbook A Química da Vida: uma proposta didática mediada pela criatividade
O minicurso tem por objetivos mostrar uma metodologia que utiliza a criação de um lapbook para apresentar a relevância da química e da biologia como reflexão sobre a vida, colaborar para que o estudante seja um cidadão crítico, participante da sociedade, onde a ciência e a tecnologia exerce uma função cada vez mais significativa em nossas vidas. A proposta é interdisciplinar considerando que podem ser abordados conteúdos de Química (Estrutura Molecular, Funções Orgânicas, Polaridade e Interações Intermoleculares) e de Biologia (Citologia, Genética, Hereditariedade, Ácidos Nucleicos, DNA). A interação também é possível com as disciplinas de Arte e de Língua Portuguesa. O minicurso consiste em dois momentos, um momento teórico com os fundamentos da metodologia proposta e outro momento prático, onde serão mostrados e discutidos experimentos de Extração de DNA Vegetal, criados e manipulados exemplos de lapbooks e papercrafts. O lapbook pode ser apresentado na forma de livro com abas e dobraduras que fornecem um espaço para desenhos, histórias, gráficos, cronogramas ou diagramas de qualquer assunto. A sua produção favorece a criatividade e o desenvolvimento da pesquisa e investigação. Ele é uma criação original com conceitos básicos, produzido com a mediação do professor no sentido da vigilância epistemológica dos conceitos científicos. O estudante é o responsável pela pesquisa e planejamento na organização das informações, possibilitando que exercitem o pensamento crítico e o desenvolvimento de diferentes conhecimentos: leitura, escrita, reflexão e outros modos de expressão. O tema do lapbook pode ser apresentado inicialmente pelo professor através de um experimento, um vídeo, um papercraft com o objetivo de motivar o estudante a investigar o observado, resultando na aprendizagem e apropriação dos conteúdos. O processo também poderá ser realizado em equipe.