36º Encontro de
|
"Novas e antigas práticas encontrando-se com a
comunidade e sua criatividade em Educação Química" 14 e 15 de outubro de 2016, Pelotas, RS |
Estrutura do Evento e Atividades
Mini Curso 9- Mapa Conceitual no Ensino de Química: proposta didática para promover a aprendizagem significativa
Nós, professores e futuros professores, frequentemente nos perguntamos se os estudantes compreendem os conceitos e a linguagem química; e, ainda se eles conseguem externalizar e comunicar claramente o entendimento sobre essa ciência. Dessa forma, estratégias de ensino que permitem aos estudantes explicitarem tais conceitos, e as relações entre eles, são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. O mapa conceitual (MC) é uma ferramenta interessante para atender a essa demanda, pois contribui para estimular a aprendizagem significativa através da construção de relações entre os conhecimentos prévios e as novas informações[1]-[2].. Os MC podem ser definidos como um conjunto de conceitos imersos em uma rede de proposições, e essas, por sua vez, são formadas pela união entre dois conceitos através de um termo de ligação1. A compreensão dessas características – e outras mais – e da fundamentação teórica que orienta a utilização dos MC é fundamental para o bom entendimento dessa ferramenta. Nesse curso serão abordados os aspectos críticos para elaboração de mapas e o referencial teórico que subjaz essa estratégia de ensino. O entendimento dessas características contribui para que os professores e futuros professores das diferentes áreas da Química em diferentes níveis da educação formal possam desfrutar dos benefícios dos MC no processo de ensino-aprendizagem.
[1] NOVAK, Joseph Donald. Learning, creating, and using knowledge: concept maps as facilitative tools in schools and corporations, NY: Routledge, 2010.
[2] AUSUBEL, David Paul. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Boston: Kluwer Academic Publishers, 2000.
[1] NOVAK, Joseph Donald. Learning, creating, and using knowledge: concept maps as facilitative tools in schools and corporations, NY: Routledge, 2010.
[2] AUSUBEL, David Paul. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Boston: Kluwer Academic Publishers, 2000.